sábado, 23 de junho de 2012

Alimentos que diminuem os sintomas da TPM

por Tamaris Fontanella

A TPM é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que ocorre nos dias que antecedem a menstruação. Seus principais sintomas são: dores nas mamas, inchaço, aumento do apetite e ansiedade, entre outros.

Há uma linha de pesquisadores que acredita que os sintomas da Tensão Pré-Menstrual - TPM nada mais são que indicadores de um desequilíbrio orgânico. Em outras palavras: o corpo está mandando sinais de que estão faltando nutrientes. Uma dieta balanceada pode atenuar os sintomas da TPM. 

Alimentos, tais como: óleo de girassol, nozes, castanhas e gérmen de trigo são ricos em vitamina E, um potente antioxidante, que ajuda a regular a produção de neurotransmissores e, conseqüentemente, a diminuir a irritação, ansiedade e a dor nos seios. 

Os feijões, principalmente a soja, são boas fontes de vitaminas do complexo B, importantes na metabolização e eliminação de toxinas, aliviando os sintomas da TPM. 

Os cereais integrais, principalmente a aveia, e as oleaginosas por serem fontes de magnésio, auxiliam no combate á retenção de líquidos. É importante reduzir o consumo de sal e beber muito líquido, principalmente água. 

Leites e iogurtes, semente de gergelim e couve são ricos em cálcio. Este sal mineral ajuda a aliviar as cólicas e o mau humor.

As frutas e as verduras são ricas em vitaminas e em minerais, além do alto teor de água, o que ajuda a regular os hormônios femininos e a combater a TPM.

A semente de linhaça, um antiinflamatório natural, ajuda a reduzir as cólicas e a retenção de líquidos. Tanto as cápsulas de linhaça, quanto as de prímula, são ricas em ômega 3, gordura que melhora a pele, protege contra inflamações, cólicas, inchaço e alterações de humor. 

Os chás de calêndula, barbatimão e agoniada servem para relaxar e combater o inchaço. Também o morango, a melancia e a salsa; As nozes e castanhas possuem gorduras polinsaturadas que ajudam a combater a inflamação. 

Recomenda-se diminuir a ingestão de gorduras, sal, açúcar, chocolate, refrigerantes, álcool e cafeína, pois podem agravar os sintomas.

Associando uma boa alimentação a uma atividade física, que estimula a produção de endorfinas e gera a sensação de bem estar, passar pela TPM com saúde e beleza vai ser muito mais fácil!



Fonte: Flávia Morais Nutricionista 

0 # Deixe seu comentário: Tecendo a Teia Feminina:

Postar um comentário

"Que as Deusas estejam sempre a tecer e os Deuses estejam ao lado do nosso caminhar"

 

Núcleo da Mulher Espaço Anima Copyright © 2010 Designed by Dtdesigner Dt Designer