quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sheela na Gig: A Abertura

por Tamaris Fontanella
No meu primeiro trabalho com o Oráculo das Deusas, alguns anos atrás (melhor não dizer quantos rs) me deparei com esse arquétipo. Que susto! Pois quando olhei a primeira vez as lâminas do oráculo ela tinha me chamado muita atenção, ao mesmo tempo medo e curiosidade.

Sheela-na-Gigs são esculturas figurativas de mulheres nuas exibindo uma exagerada vulva .

Normalmente são encontrados em igrejas , castelos e outros edifícios na Irlanda e na Grã-Bretanha , por vezes, com figuras masculinas.
Um dos melhores exemplos pode ser encontrada na Round Tower at RattooTorre, no Condado de Kerry, na Irlanda. Uma réplica está localizada na cidade County Museum em Tralee.
Outro exemplo bem conhecido pode ser visto no Kilpeck em Herefordshire , Inglaterra.

A Irlanda tem o maior número de esculturas de Sheela na AN Sheela-Gigs da Irlanda e da Grã-Bretanha: A Bruxa Divino dos Celtas Cristão - Um Guia Ilustrado Joanne McMahon e Jack Roberts citam 101 exemplos na Irlanda e em mais 45 exemplos na Grã-Bretanha.
Seguramente essas esculturas são hoje são utilizadas para afastar a morte e o mal (Andersen, Weir e Jerman) e colocadas em cima de portas ou janelas, supostamente para proteger essas aberturas.


Sheela na Gig como deusa pagã céltica é muita misturada com Cailleach figura da mitologia irlandesa e escocesa.
Esta teoria foi formulada originalmente por Margaret Murray , e também por Anne Ross, que, em seu ensaio intitulado "A Bruxa Divino dos celtas pagãos", escreveu: "Eu gostaria de sugerir que, na sua forma mais primitiva iconográfico eles de fato retratar territorial ou de guerra deusa em seu aspecto de bruxa-como ... "
Mais recentemente, a teoria da deusa foi apresentada no livro "A Prostituta Sagrada: Sheela Deusa dos Celtas por Maureen Concannon que associa os valores com a" Deusa Mãe ".
A Enciclopédia de Religião (ed. Mircea Eliade, publicado pela Macmillan 1993 para a Universidade de Chicago) traça um paralelo entre a atuação de  Sheela e o  antigo mito irlandêsda deusa da realeza.  Ela apareceria como uma bruxa sensual, eca maioria dos homens se recusavam a aproximação dela, exceto por um homem que aceitou. Quando ele dormiu com ela, ela foi transformada em uma linda donzela que iria lhe conferir statos e bendizer o seu reinado.

Andersen em A Bruxa na parede, dedica um capítulo a essa teoria, intitulada "pagão ou Medieval", e enquanto ele sugere possíveis influências pagãs na sheelas irlandesa, ele firmemente os coloca em um contexto medieval.

Freitag explora possíveis origens pagãs celtas, mas novamente encontra pouco para sugerir um link "... em particular a noção da bruxa divina de ser um retrato de Ur-Sheela deve ser firmemente rejeitado por conjectura rebelde." ( Sheela na gigs: Unravelling an Enigma page 41). Apesar da rejeição de uma origem pagã por acadêmicos, esta teoria é ainda largamente realizada e às vezes até veementemente defendida por seus aspectos históricos.

Esculpidas como representação de uma mulher nua de cócoras, com os joelhos afastados, exibindo sua vulva assusta.

Figuras Sheila-na-gig parecidos com os Yonis e estátuas de Kali, que ainda aparecem nas portas dos templos hindus, onde os visitantes lambem o dedo e tocar na yoni da deusa "para dar sorte" podem começar a mudar a sua concepção sobre a beleza de Sheela.
As costelas salientes imitando as figuras de Kali como a morte da deusa, Kalika, evidentemente lembrado na Irlanda, como Caillech ou "Old Woman", e a movimenração que a imagem indica como Criadora e originária de todas as raças de homens nos levam a fazer também um paralelo com o cosmos feminino no qual Shiva sempre executou sua dança criativa sexual.
A meditação sobre o ciclo interminável de nascimento e morte nos mostra uma relação com o tantrismo.
Se nós os consideramos principalmente sua parte exibicionista faremos uma conexão com figuras como  Baubo grego ou a japonêsa Ama-no Uzume. 
Sheela-na-gig, sempre foi um enigma para etimologistas, uma vez que ele se encaixa nas línguas já faladas nas ilhas britânicas e na Mesopotâmia, como o termo nu gug ("os pobres e os imaculados") para designar mulheres que ocupava o cargo de prostitutas sagradas.
Isto, naturalmente não exclui a possibilidade e a probabilidade de que esssa Deusa era objeto de meditação, bem como figuras quem demonstram a magia yoni mantendo as energias negativas para longe.

No Oráculo das Deusas é designada como Sheila Na Gig, retratada como uma bruxa (mulher sábia) em toda a sua glória: caixa torácica de esqueleto, seios secos e caídos, com alguns dentes remanescentes e pouco cabelo, mas vibrante e desafiadora na beleza da sua idade.

Sheila trabalha em nossas vidas como primeiro momento a limpeza das energias estagnadas. Depura nossa negatividade física, emocional e espiritual.
Ao longo dos anos percebi que ela vem trabalhar frequências energéticas negativa de doenças físicas arraigadas no contexto do sagrado feminino (em órgãos essencialmente femininos: útero, ovários, seios).
Após esse período ela ri provocantemente para você e a convida a juntar-se a ela na abertura, pois o estagnado e perturbador foi limpo.
Ela te tira da limitação de sua energia para lidar com um ferimento, um luto, um final, ou então não o sentido da segurança para abrir-se. Após um tempo de recolhimento, harmonização, concentração no seu íntimo Sheila Na Gig está aqui para lembrá-la de que um período de concentração é seguido pela expansão e pela abertura.
É hora de alimentar a totalidade integrando o que a distensão, a expansão e a abertura trarão.




Sites esparsos
Oráculo das Deusas
Weir, Anthony & Jerman, James Images of Lust: sexual carvings on medieval churches, London: B. T. Batsford Ltd, 1986
Dinneen, Patrick Foclóir Gaeḋlge agus Béarla Dublin: Irish Texts Society 1927
IRTRAD archives
Feminist Studies, Vol. 17, No. 1 (Spring, 1991), pp. 51-56




0 # Deixe seu comentário: Tecendo a Teia Feminina:

Postar um comentário

"Que as Deusas estejam sempre a tecer e os Deuses estejam ao lado do nosso caminhar"

 

Núcleo da Mulher Espaço Anima Copyright © 2010 Designed by Dtdesigner Dt Designer