segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Eu tenho, tu tens e ela tem!

por Tamaris Fontanella
Em nome das mulheres que ainda não têm coragem de usar calça branca, que escondem o corpo na penumbra, que deixam de ir à praia... Chega de preconceito! Basta de transar no escuro! Fim da ditadurada canga!
Afinal, eu tenho, tu tens, ela tem. Nós temos, vós tendes, elas têm.

Algumas não têm — mas ainda vão ter.

Epidemia? Síndrome? Maldição? De jeito nenhum.

A celulite não deixa de ser uma tradução da essência feminina. Sim, porque o estrógeno, hormônio responsável pelo nosso corpo desenhado, cheio de curvas, com aquele contorno tão sensual pelo qual os homens perdem a cabeça, também é um dos principais causadores dessa acompanhante, que pega em 95% das pernas e dos bumbuns, segundo a dermatologista Denise Steiner — só que as outras 5% estão para nascer, não é?

Ou seja, faz parte do pacote MULHER ser dona de uma estrutura física que se parece com uma estrada “sexnuosa” — com sobes e desces, montes e vales — e também ter predisposição a esse, digamos, efeito colateral.

Agora, falando sinceramente, você abriria mão de ser “abençoada por Deus e bonita por natureza” só porque tem (ou corre o risco de ter) uns furinhos?

Você já se perguntou isso?

Quem decretou que ter alguns furinhos no bumbum é motivo de vergonha?

Mirian Goldenberg, antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lembra que há uns 20 anos ninguém sabia o que era celulite (nem estrias). Isso não importava. “Agora, nem mesmo com a maternidade se pode ter marcas no corpo nem furinhos”, acrescenta a psicóloga Joana Novaes, coordenadora do núcleo de doenças da beleza do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Social da PUC do Rio de Janeiro.

A liberação sexual, segundo as especialistas, criou um paradoxo: a mulher se libertou, é verdade, do papel exclusivo de mãe e dona do lar. Porém, deixou-se aprisionar por padrões estéticos cruéis, duros e irracionais. Irracionais, sim. Ou você consegue encontrar alguma explicação lógica — e não emocional — para o fato de muitas travarem na hora H só de pensar que aquele homem lindo e gostoso pode notar algum furinho no bumbum delas? Ora, ele está lá, na cama, louco de paixão, achando que elas são as mais sexy do planeta, sonhando em tirar a roupa com os dentes, beijar cada parte do corpo...

A revista nova soltou essa campanha: Eu tenho celulite: http://nova.abril.com.br/edicoes/420/beleza/campanha-celulite.shtml

0 # Deixe seu comentário: Tecendo a Teia Feminina:

Postar um comentário

"Que as Deusas estejam sempre a tecer e os Deuses estejam ao lado do nosso caminhar"

 

Núcleo da Mulher Espaço Anima Copyright © 2010 Designed by Dtdesigner Dt Designer