segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dançaterapia

por Coordenação Espaço Anima



Dançaterapia é um método que estimula a comunicação e integração entre as pessoas, promovendo o equilíbrio interno de cada indivíduo e procurando dar-lhes confiança para abandonar o eu não posso por uma nova atitude do corpo de que diz "Sim, eu sou capaz".



Foi criado pela bailarina e coreógrafa argentina María Fux há mais de meio século, fruto dos insights e intuições artísticas de uma vida profissional dedicada ao movimento e suas múltiplas possibilidades criativas com a intenção de encontrar as pessoas e auxiliá-las, através da dança, a encontrar caminhos, superar os desafios e viver mais feliz.Através de elementos e propostas criativas, a Dançaterapia estimula os movimentos do corpo, as potencialidades que todos têm mas que estão escondidos dentro dele - rompendo padrões cristalizados - e despertando áreas adormecidas em todo o corpo, oferecendo infinitas possibilidades de criação, expressão, e emancipação do ser humano. A Dançaterapia desperta, integra e beneficia jovens, crianças e adultos portadores ou não de necessidades especiais por meio dos recursos artísticos, educativos e terapêuticos da dança.
Assim como a vida, a Dançaterapia precisa ser vivenciada para ser compreendida. Cada encontro de Dançaterapia é como cada momento na vida, onde não existem repetições mas sim um constante movimento criativo, onde emoções e sentimentos humanos, como medo, raiva, tristeza, culpas, angústias vão sendo pouco a pouco transformados em alegria, esperança, ternura, aceitação e compreensão, sempre estimulando mudanças positivas naqueles que a praticam.

Método
Através desse encontro com nosso "Eu" utilizaremos técnicas sutis de desenvolvimento individual e em grupo. Aplicando sons, ritmos e danças circulares trabalharemos o movimento para transformar a rigidez do corpo em elasticidade. Utilizando a dança para sair do isolamento, para aceitar as diferenças e descobrir a riqueza de quem é diferente, resgatando a diversidade e a autenticidade num mundo marcado por estereótipos e padronização de estilos, formas e gestos.
por Tamaris Fontanella

0 # Deixe seu comentário: Tecendo a Teia Feminina:

Postar um comentário

"Que as Deusas estejam sempre a tecer e os Deuses estejam ao lado do nosso caminhar"

 

Núcleo da Mulher Espaço Anima Copyright © 2010 Designed by Dtdesigner Dt Designer