sábado, 13 de junho de 2009

Absorvente ecológico

por Coordenação Espaço Anima

Você já parou para pensar no lixo gerado pelo uso de absorventes descartáveis? Uma mulher, durante seu ciclo reprodutivo, utiliza de 10 a 15 mil absorventes, que demoraram cerca de 100 anos para se decomporem.


Além disto, os absorventes descartáveis contém substâncias químicas nocivas a saúde da mulher. Muitas mulheres tem alergias e outros problemas por causa disto, mas na maioria das vezes nem se dão conta.

Mas o que fazer?

Pergunte a sua mãe como era antigamente. Eram usados os paninhos, mas claro que hoje em dia a maioria das pessoas acha isto um absurdo. Tudo é uma questão de refletir sobre valores..... Como uma forma de se adequar à praticidade da vida moderna surgiram os absorventes ecológicos, laváveis e reutilizáveis. No Brasil poucas pessoas conhecem, são mais difundidos na Europa e EUA, onde existem mais consumidores para produtos ecológicos.

Absorventes Ecológicos são absorventes reutilizáveis e biodegradáveis, produzidos em tecido de algodão. Tem abas que prendem na calcinha tão bem quanto um absorvente descartável. Duram de 6 a 10 anos, conforme o cuidado que se tenha.

Como usar?

É como um absorvente descartável, porém após utiliza-lo, deixar de molho na água por algumas horas (ou de um dia para o outro), sem sabão. Esta água rica em nutrientes pode ser utilizada para regar as plantas e assim você estará reciclando seu ciclo! Depois, você pode lavar direto ou deixar mais um pouco de molho na água e sabão (caso necessário). Para sair as manchas é só deixar quarando no sol com sabão de coco. Pode também ser lavado na máquina de lavar. O absorvente ecológico é como uma calcinha, e deve ser lavado com o mesmo cuidado. Para aumentar a durabilidade utilizar sabão neutro ou de coco e sabão em pó de coco. Não usar alvejantes, além de poluir a água você estará diminuindo a durabilidade de seu absorvente.

O absorvente ecológico tem as mesmas dimensões de um absorvente descartável, tem uma parte externa (colorida) feita com tecido de algodão e botão de pressão para prender na calcinha e uma parte interna que pode ter uma ou mais camadas conforme a intensidade do fluxo.

As camadas internas podem ser de tecido atoalhado para quem tem fluxo mais intenso. Para quem tem menos fluxo pode usar a camada interna de algodão, que também pode ser usado no final do ciclo, quando o fluxo diminui.

Para saber mais: http://www.ipemabrasil.org.br/absorventes.htm


Uma outra alternativa e pouco explorada são os coletores menstruais, o Mooncup além de ser uma alternativa ecológica, é feito de silicone medicinal, este recipiente em forma de sino invertido permite recolher o fluxo menstrual sem perdas e odores, já que se adapta de forma perfeita às paredes vaginais.

Nesse Vídeo tem até detalhes de como introduzí-lo na vagina.
Ele tem uma capacidade 30 ml que aguenta por até 12 horas. Além disso ele é totalmente reutilizável. Seu material dura 10 anos, mas é claro, exige cuidados de higienização.

0 # Deixe seu comentário: Tecendo a Teia Feminina:

Postar um comentário

"Que as Deusas estejam sempre a tecer e os Deuses estejam ao lado do nosso caminhar"

 

Núcleo da Mulher Espaço Anima Copyright © 2010 Designed by Dtdesigner Dt Designer